• Volume é mais de 24% superior ao 1,37 bilhão verificado anteriormente.
  • Base para mais de 20 anos de vida útil da mina, permitindo a produção de 5 Mtpa de ferro verde - HBI.
  • Produto de alta qualidade para redução direta, adequado para produção de HBI de baixo carbono.
  • Localização estratégica na Bahia com acesso a ferrovias, portos e ampla oferta de energia elétrica renovável.

Brasil, 4 de junho de 2025 - A Brazil Iron reportou um aumento de 24% em recursos minerais certificados pelo NI 43-101 em seu Projeto Ferro Verde, localizado nos municípios baianos de Piatã, Abaíra e Jussiape. Os recursos agora somam 1,7 bilhão de toneladas, acima do 1,37 bilhão anterior, fortalecendo os planos da empresa para uma operação integrada de 5 milhões de toneladas anuais (Mtpa) de ferro verde - HBI (sigla em inglês para Hot Briquetted Iron, ou Ferro Briquetado a Quente).

“Esta atualização dos recursos minerais marca um avanço importante para a Brazil Iron. A escala e a consistência do depósito continuam a se destacar, garantindo uma base ainda mais sólida para um dos projetos integrados de ferro verde – HBI - mais avançados e de maior porte do mundo. Com 1,7 bilhão de toneladas de minério de ferro adequado para beneficiamento em um concentrado de qualidade para redução direta, com 67,5% de Fe, estamos bem posicionados para suportar mais de 20 anos de produção de HBI premium de baixo carbono e contribuir significativamente para a descarbonização da indústria siderúrgica”,
 detalha Toby Bodman, Head de Geologia da Brazil Iron.

O projeto da empresa está localizado no corredor de energia renovável do Brasil, área chave para suprir a crescente demanda das siderúrgicas europeias por insumos de ferro de baixo carbono. A empresa se posiciona para fornecer metálicos alinhados aos princípios ESG, escaláveis e que atendem aos referenciais do Oxford Institute for Energy Studies para projetos de descarbonização com viabilidade de financiamento.

Análise independente da Royal School of Mines do Imperial College London confirma que o Projeto Ferro Verde se destaca por ser o único projeto de HBI verde, em âmbito global, a satisfazer integralmente os quatro critérios de Projeto Modelo definidos pelo Instituto Oxford para Estudos de Energia (Oxford Institute for Energy Studies). Estes parâmetros são: propriedade total dos recursos, infraestrutura integrada, hidrogênio renovável e capacidade em escala mundial. Essa distinção amplia a atratividade para investimentos e posiciona o projeto como um modelo estratégico para a descarbonização industrial em mercados emergentes.

Menos de 3% da oferta global de minério de ferro transportado por via marítima atende aos padrões de qualidade para redução direta (RD), enquanto a demanda por este tipo de insumo está acelerando. Prevê-se um déficit de 109 milhões de toneladas por ano no fornecimento de ferro de redução direta (DRI) até 2031, impulsionado pelos 337 milhões de toneladas anuais de nova capacidade de Fornos Elétricos a Arco (FEA) atualmente em desenvolvimento. Com seu recurso de grau RD e estratégia integrada de HBI, a Brazil Iron oferece uma solução direta para a transição global em direção à produção de aço de baixa emissão.

“Estou muito satisfeito com o excelente trabalho realizado por nossas equipes geológica e técnica. Esta atualização de recursos reflete tanto a dimensão da oportunidade quanto a execução disciplinada por trás do nosso crescimento. A Brazil Iron está avançando de forma consistente e permanecemos totalmente comprometidos em entregar uma plataforma de HBI de baixo carbono de referência mundial, que apoie a transição da indústria siderúrgica. É um forte endosso da nossa estratégia e da capacidade da nossa equipe.”
 — Guy Saxton, Presidente da Brazil Iron.

Sobre a Brazil Iron

A Brazil Iron é uma empresa de capital fechado focada no desenvolvimento de projetos de minério de ferro, com o objetivo de construir uma operação integrada de classe mundial, da mina ao HBI, no estado da Bahia. Seu Projeto Ferro Verde abriga um dos maiores recursos de minério de ferro de alto teor não desenvolvidos do mundo, com 1,7 bilhão de toneladas em conformidade com o padrão NI 43-101.

Com acesso a energia renovável, proximidade de infraestrutura logística e crescente demanda global por aço verde, a Brazil Iron está posicionada para se tornar um importante fornecedor de HBI premium de baixo carbono para os mercados internacionais.

Para mais informações, visite: www.braziliron.com.br