Projeto Ferro Verde

Desenvolvendo de forma sustentável a nova província de minério de ferro do Brasil.

Visão geral do projeto


A Brazil Iron está liderando a descarbonização da indústria siderúrgica por meio do desenvolvimento de uma operação integrada de concentrado de minério de ferro, pelotas e ferro briquetado a quente (HBI) na Bahia, Brasil.


O projeto aproveita a abundante energia renovável da região e emprega tecnologias avançadas de captura e armazenamento de carbono para alcançar uma redução de mais de 90% nas emissões desde o início, enquanto estuda a transição para o hidrogênio verde para atingir emissões líquidas zero.

Com mais de uma década de trabalho em exploração, engenharia e estudos ambientais, a Brazil Iron está criando uma fonte sustentável e de baixo carbono de ferro metálico para a indústria siderúrgica do futuro.
Visão geral do projeto Ferro Verde

67.5% Fe

Concentrado de pellet feed de redução direta de qualidade, com baixas impurezas e mínima ganga ácida.

1.70Bilhão de toneladas

Recurso NI43-101 de 1,70 bt.
Alvo de 3 bt (perfuração em andamento).

Melhor Localização na Terra para Ferro Verde


A Bahia é abençoada pela natureza.

Recursos de minério de ferro de altíssima qualidade, energia 100% renovável e soluções logísticas existentes.

1. Recursos de Minério de Ferro


Recurso de minério de ferro de importância internacional. 1,70 bilhão de toneladas de recurso (reclamação NI43-101) > 3bt Meta

2. Energia Eólica


Velocidade do vento offshore em terra. Melhor localização onshore do mundo para energia eólica. 8GW de capacidade de geração com poucos km do nosso projeto.

3. Energia Solar


Ampla capacidade de geração solar está sendo instalada no centro da Bahia. A combinação de geração de energia solar e eólica fornece uma fonte robusta e confiável de energia renovável.

4. Hidrelétrica


A geração hidrelétrica tem grande participação na rede nacional brasileira. Dentro do estado da Bahia, existem duas instalações hidrelétricas na bacia do rio São Francisco.

5. Logística


A Baía de Todos os Santos é o maior porto natural da América Latina, com diversas instalações portuárias existentes. O estado também é servido por duas ferrovias, a FCA e a FIOL (em construção). A Brazil Iron já realizou 10 embarques de minério de embarque direto (DSO) para clientes na Europa e na Ásia.

Todos os processos alimentados com eletricidade renovável.


A Brazil Iron tem como objetivo se tornar a primeira produtora integrada de matéria-prima para pelotas, pelotas e HBI de baixo carbono, com emissões líquidas zero. O projeto produzirá 7,5 mtpa de matéria-prima para pelotas, 7,1 milhões de toneladas por ano de pelotas e 5,0 mtpa de ferro de redução direta na forma de HBI.

A operação utilizará eletricidade renovável e tecnologias avançadas de captura e armazenamento de carbono para alcançar uma redução de mais de 90% nas emissões desde o início, enquanto estuda a transição para o hidrogênio verde para atingir emissões líquidas zero.

Com uma localização privilegiada no coração da Bahia, a Brazil Iron combina recursos de minério de ferro de classe mundial com uma rede de energia renovável em rápida expansão. Nossas operações estabelecerão um novo padrão para a produção sustentável de ferro com baixo teor de carbono.
Processos com energia renovável

Por que nosso projeto?

Produtos de redução direta

Produtos de grau de redução direta com emissões líquidas de carbono zero


Os ingredientes naturais vento, sol, água e minério de ferro de alta qualidade nos permitem produzir produtos de grau de redução direta de alta qualidade com emissões líquidas zero de carbono. Mais de 8 GW de capacidade de geração renovável estão sendo instalados a 50 km de nosso projeto. Essa energia renovável de baixo custo será usada para produzir hidrogênio verde por eletrólise. O hidrogênio verde e a eletricidade renovável alimentarão tudo o que fizermos.

Maior investidor estrangeiro em pesquisa mineral no Brasil:

contribuímos com 63% do investimento em pesquisa na Bahia em 2021.

Estudo de Viabilidade

A Brazil Iron está atualmente concluindo um Estudo de Viabilidade com base na seguinte configuração de projeto: 8 mtpa de pellet feed de redução direta verde, 7 mtpa de verde.

leia mais

Emissões de CO2

Nossa meta é sermos líderes globais na descarbonização da indústria siderúrgica e nos posicionarmos de forma única para desenvolver uma operação de CO2 líquido zero, com todos os processos e logística funcionando.

leia mais

Diretores e Gerência

Nossa equipe possui vasta experiência na exploração, desenvolvimento, financiamento e mineração de depósitos de minério de ferro em todo o mundo..

sobre o projeto